Dicas para planejar um escritorio

Planejar um escritório pode parecer fácil: basta colocar mesas, cadeiras e computadores para que os funcionários possam trabalhar. No entanto, somente isso pode não bastar. Afinal, os escritórios devem ser cada vez mais bonitos e funcionais para estimular o rendimento dos colaboradores. Portanto, na hora de abrir o seu negócio, sugerimos algumas dicas para planejar um escritório eficiente e bem decorado.

Fonte/Imagem: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Conheça o espaço: antes de colocar móveis e objetos no escritório, escolhidos apenas por causa da beleza, meça o cômodo e veja se seu gosto pessoal será funcional no espaço que você possui. O excesso de coisas é bastante incômodo, mas ficar em um espaço praticamente vazio também pode ser. Por isso, pode ser necessário um projeto de arquitetura corporativa sob medida para deixar o ambiente apropriado.

Paredes e piso: o primeiro passo é escolher o revestimento das paredes e do piso. Muita gente opta por manter a cor das paredes e o piso original da sala, utilizando móveis e acessórios para decorar e dar mais vida ao ambiente. Outras preferem fazer uma reforma radical, modificando tudo e imprimindo profundamente a identidade visual da empresa no espaço. Seja qual for a sua opção, saiba que um escritório bonito e bem decorado é bastante estimulante e pode aumentar a produtividade dos funcionários.

Fonte/Imagem: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Móveis: mesas muito grandes em espaços pequenos podem deixar o escritório com aspecto bem estranho, assim como uma sala enorme com pouca mobília. Além disso, os móveis corporativos devem ser apropriados para o trabalho que será desenvolvido no escritório. Uma pessoa que trabalha desenhando, por exemplo, precisará de mais espaço do que alguém que trabalhe apenas no laptop. Outro ponto importante sobre móveis corporativos é a questão da ergonomia. É preciso levar em consideração que muita gente passa mais tempo no escritório do que em casa e que os móveis utilizados devem ser confortáveis e adaptados a suas funções.

Espaços de armazenamento: é imprescindível ter espaços de armazenamento em um escritório, para que seja possível mantê-lo organizado sempre. Para tanto, estantes, prateleiras e gaveteiros devem ter local reservado no projeto. Quando não há espaços para guardar objetos e documentos, a tendência é que o ambiente fique desorganizado e as coisas acabem se perdendo na bagunça.

Fonte/Imagem: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Iluminação: a iluminação de um escritório é muito importante, pois todos precisam enxergar claramente o que estão fazendo. Utilizar a luz natural é sempre uma boa opção pois, além dela ser confortável, quando bem aproveitada, pode ajudar a diminuir os custos do escritório. A iluminação artificial deve ser otimizada e confortável, mantendo todos os cantos da sala claros.

Agora que você já tem essas dicas para planejar um escritório, fica bem mais fácil iniciar o projeto. Mas, se você preferir contar com um profissional especializado desenvolvendo esse trabalho para sua empresa, o escritório Da Hora Arquitetura e Interiores pode te ajudar. Sua equipe de profissionais tem total competência para criar as melhores soluções para o projeto de arquitetura do seu escritório.

 

Fonte: Bianca da Hora